terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aves e seus Ancestrais

As aves descendem de répteis Diapsida Theropoda.

→ O Archaeopteryx é o mais antigo fóssil conhecido de ave. Era um pouco maior que uma pomba e possuía uma cauda  longa, percorrida pela coluna vertebral, como os répteis, além de dentes, dedos individualizados com garras, tinha como a característica mais marcante, penas do corpo e penas de voo assimétricas.

Há cerca de 65 milhões de anos, com a extinção da maioria dos grandes grupos de répteis ocorreu uma grande radiação adaptativa e uma consequente diversificação das aves, que começaram a povoar praticamente todos ambientes terrestres. A filogenia dos grupos atuais de aves ainda está pouco elucidado, assim torna-se difícil afirmar quais os grupos ancestrais e quais os mais derivados e de quem descendem.

Reprodução das Aves - Imagem

Reprodução das Aves

   A fecundação das aves é interna, elas possuem um ovo terrestre com uma casca protetora externa. Internamente, encontram-se os anexos embrionários. Elas são animais ovíparos, ou seja, botam ovos que completam seu desenvolvimento fora do corpo materno, assim contribui para a redução do peso da fêmea, pois ela não carrega o ovo ou o embrião dentro de seu corpo.
   Após o nascimento as aves chocam os ovos e cuidam dos filhotes e este cuidado com  a prole é chamado de cuidado parental. Em muitas espécies tanto a fêmea quanto o macho realizam esta atividade.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Características morfológicas

Uma das características morfológicas de grande importância ecológica e evolutiva das aves citaremos a de especializações de bicos.


Morfologia das aves

As aves constituem um grupo um tanto particular e uniforme dentro dos tetrápodes atuais, porque se distinguem facilmente de outros grupos de animais vivos e uniformes que apesar do grande número de espécies e adaptações das mais variadas para diferentes nichos ecológicos, o grupo como um todo mantém sua morfologia bastante semelhante.

Esquema de esqueleto das aves

O esqueleto das aves

Atualmente os esqueletos das aves são formados em grande parte por ossos ocos, que são pouco densos e delicados. Há redução e fusão de ossos, o que torna o corpo compacto. A cauda é reduzida e as cinturas escapulares e pélvicas são fundidas à coluna vertebral.
O osso esterno, que une ventral mente as costelas, apresenta nas aves voadoras uma projeção anterior denominada quilha ou carena. Nela se prendem os potentes músculos peitorais responsáveis pelo batimento das asas: os pequenos peitoris, que as abaixam. O bico das aves atuais é desprovido de dentes. 

Dinossauros com penas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Penas, sua característica mais marcante (...)



As penas funcionam como um isolante térmico, o que contribui para o surgimento da endotermia nas aves, além de que elas mostram-se extremamente úteis para vôo, pois são formadas por queratina, uma substância leve, e por terem arquitetura intrincada, que oferece boa resistência no ar.
A importância das penas nas aves vem relacionada a uma série de mudanças no corpos destes animais , como por exemplo a transformação dos membros anteriores sem asas.

Como se deu origem às aves?


 As aves surgiram na Era dos répteis, assim na linha evolutiva que partiu do grupo de dinossauros bípedes acabaram dando origem às aves, onde sua característica mais marcante são as penas, estruturas estas que derivam das escamas do réptil.